Sistemas de arquitetura Extrusal no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria de Comércio e Serviços
Lisboa, Porto Foz Tua e Tomar vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020
Foram anunciados no passado dia 17 de setembro, os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020, numa cerimónia transmitida online que decorreu no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, a cidade anfitriã da actual edição. Este ano, o evento reuniu 76 projectos a concurso oriundos de 18 concelhos de Portugal Continental e Ilhas.
A Extrusal orgulha-se pela sua participação no projeto de Reabilitação do Edifício Braamcamp 119, localizado no Porto, vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na Categoria Comércio e Serviço, através dos seus sistemas em alumínio de fachada A.080 VEC e de portas A.055 em AC20PR. Este projeto integra o portfólio de obras Extrusal onde se encontram outras de grande notoriedade nacional e internacional, das quais se destacam Up Town (Vilamoura), Hotel Carlos Alberto (Porto), Monte dos Cordeiros (Alentejo), Edifício Sonae Tech Hub (Porto), Abbey Warf (Londres), Centro Congressos Vilamoura, Centro Estágios Benfica (Seixal), Jupiter Albufeira Hotel - Family & Fun e o Jupiter Marina Hotel, em Portimão.
O Edifício Braamcamp 119, antiga fábrica de calçado (data de 1926), foi convertida num edifício de serviços que integra de momento a TalkDesk, uma empresa emergente na área das tecnologias de comunicação e informação. Este projeto de reabilitação urbana é da autoria do Arquiteto André da Costa Almeida e esteve a cargo da construtora Vilacelos Construções, S.A. e da Serralharia Jorge Ribeiro, Lda.
Coorganizado pela Vida Imobiliária e a pela Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal e o apoio da SECIL, assim como com o contributo de várias empresas do sector imobiliário e de serviços.
À excepção do prémio para o projecto com melhor eficiência energética, que é atribuído pela ADENE, os restantes vencedores foram eleitos por um júri independente que incluiu na actual edição o economista João Duque, os arquitectos João Santa-Rita e João Carlos Santos, bem como os engenheiros Manuel Reis Campos e Vasco Peixoto de Freitas.
Fotografia: Ivo Tavares Studio
www.ivotavares.net