Depois da dupla Ultimate Grey e Illuminating em 2021, o Pantone Color Institute revela a cor do ano de 2022: Very Peri (Pantone 17-3938). Uma escolha histórica, pois, pela primeira vez o Pantone Institute criou uma cor nova em vez de recorrer a cores já existentes.
Os tempos de transformação vividos atualmente pela invasão do COVID-19 e de todas as suas variantes foram o mote inspirador da Very Peri. Saídos da toca, depois de um imenso período de isolamento, o paradigma de consumo e de socialização mudou. As nossas noções e padrões não são mais os mesmos. E assim nasce, com uma atitude despreocupada e com uma curiosidade intrínseca a imponente cor azulada com um toque avermelhado e violeta que nos transmite alegria e uma presença dinâmica que incentiva à criatividade corajosa e à expressão imaginativa, por vezes com caráter ou com suavidade.
“À medida que avançamos para um mundo de mudanças sem precedentes, a escolha do Pantone 17-3938 Very Peri traz uma nova perspetiva e visão familiar de cor azul confiável e amada” defende Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Institute.
A cor do ano ajuda-nos assim a olhar para o presente e futuro com uma nova visão para reescrevermos as nossas vidas. O azul, a cor da lealdade e da confiança, com o entusiamo e vivacidade das nuances dos vermelhos, trazem-nos uma presença dinâmica e energética.
A criação desta nova cor, algo inédito no mundo da Pantone, reflete em si as mudanças e as inovações globais que vivemos atualmente. “Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma intensa de comunicação e como uma forma de expressar e afetar ideias e emoções, de se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com notas vermelho-violeta aponta para as possibilidades expansivas que estão diante de nós.” Defende a marca.
SOBRE PANTONE COLOR OF THE YEAR
O processo de seleção da “Cor do Ano” requer decisões cuidadosas e muita análise de tendências. Esta seleção implica uma pesquisa profunda dos especialistas em cores Pantone, pertencentes ao Pantone Color Institute, sobre tendências e influências das cores. Uma pesquisa realizada em várias áreas, desde a indústria de entretenimento ao cinema, coleções de arte, moda, design, tecnologia, eventos desportivos até às texturas que a cor pode afetar. A “Cor do Ano”, realizada há já 23 anos, tem influenciado o desenvolvimento de produtos, assim como, a decisão de compra em vários setores da moda, decoração e design industrial, design gráfico e packaging.
SOBRE PANTONE COLOR INSTITUTE ™
O Pantone Color Institute é a unidade de negócios da Pantone que destaca as principais cores sazonais das passarelas, seleciona a Cor do Ano Pantone, prevê tendências globais de cores e presta consultorias a empresas em assuntos relativos a cores para produtos e identidade visual da marca. Por meio de previsões de tendências sazonais, psicologia da cor e consultoria da cores, o Pantone Color Institute estabelece parcerias com marcas globais para alavancar efetivamente o poder, a psicologia e a emoção das cores na sua estratégia de design.
Fonte: https://www.pantone.com/color-of-the-year-2022-palette-exploration