De notar que no processo de demolição de um edifício, de todos os metais não ferrosos o alumínio é aquele que constitui o alvo de maior atenção por ser recuperado, reutilizado ou reciclado. O que implica que quase todo alumínio é retomado após a sua fase de utilização. Isto garante a disponibilidade de matéria-prima e poupança de energia, em prol das gerações futuras.
Outras vantagens do alumínio
Durabilidade - O alumínio é extremamente durável sendo que o ciclo de vida da caixilharia de alumínio é de aproximadamente 40 anos. É um metal que não corrói nem apodrece, propriedades que fazem com que seja aplicado no edificado.
Resistência – A resistência do alumínio transforma este metal numa matéria de excelência tanto para a construção (janelas e portas) assim como para a indústria em geral (transportes / automóvel / energias / engenharia em geral / equipamentos domésticos e de transportes)
Versatilidade – O alumínio pode adotar as formas e moldar-se às especificidades de cada projeto. Oferece ainda uma ampla gama de acabamentos de superfície (anodização e lacagem) que garantem o acabamento perfeito.
Segurança – Relativamente à caixilharia em alumínio, devido à resistência e dureza, oferecem mais segurança contra roubos do que as fabricadas em PVC. As vantagens da caixilharia em alumínio também se estendem no campo da segurança em casos de incêndios e gases tóxicos. O alumínio suporta altas temperaturas e é incombustível, o que confere maior segurança para os utilizadores. No campo dos gases tóxicos, o alumínio não produz nenhuma substância tóxica que o PVC emite.
Económica – Quando referimos que a caixilharia em alumínio é mais económica do que em PVC é preciso abordar dois aspetos: a eficiência energética e os custos em termos de manutenção.
A eficiência energética de uma janela depende de vários factores: vidro, proporção do vidro/caixilho e o próprio caixilho. Uma caixilharia com uma excelente eficiência energética permite uma redução drástica de consumo de energia para uma temperatura ideal numa habitação. Ora, a curto prazo, e comparando janelas similares (alumínio Vs PVC) em termos de rutura térmica, vidro, dimensão do caixilho e área envidraçada, é natural que numa fase inicial, a eficiência energética seja a mesma. Contudo, sendo o alumínio um material mais duradouro e resistente, com o passar dos tempos menor será o risco de infiltrações de ar e de deformação do próprio caixilho. Assim, a médio e longo prazo, uma caixilharia em alumínio garante-lhe uma maior poupança em termos energéticos.
Por outro lado, e pela mesma razão acima mencionada, durabilidade, a caixilharia em alumínio não requer tanta manutenção e possui um ciclo de vida mais elevado.
Alumínio na indústria automóvel
O papel do alumínio na indústria para a redução da pegada de carbono na indústria automobilística é crucial. Além da diminuição de peso, o alumínio é um metal que permite que os fabricantes de automóveis consigam atingir as suas metas de sustentabilidade. Com legislações ambientais cada vez mais rígidas, a indústria automóvel tem canalizado esforços para aumentar a eficiência energética de seus veículos e reduzir a emissão de poluentes e gases causadores do efeito estufa. Uma das estratégias primárias é a redução de peso — o que resulta no aumento constante da aplicação de alumínio nos veículos nas últimas décadas. Além disso, o alumínio contribui, ao proporcionar estrutura seguras para a acomodação das baterias e auxiliares no processo de refrigeração das mesmas.