Um ano após o lançamento da campanha “Menos Plástico, Mais Alumínio”, a Extrusal apresenta o balanço positivo da redução de plástico nas suas instalações.
Iniciada em janeiro de 2021, com o intuito de sensibilizar todos os colaboradores do grupo para a redução do consumo de copos de plástico e fomentar a reutilização, a Extrusal atingiu uma redução acima dos 99.9%.
A entrega a cada colaborador de uma garrafa de alumínio reutilizável e personalizada, permitiu fortalecer a escolha de um estilo de vida mais ecológico, baseada nos 5 R (repensar, reutilizar, recusar, reduzir e reciclar).
Para além do objetivo principal ter sido atingido, o Grupo Extrusal acredita que esta iniciativa reforçou a conscientização para as questões ambientais e que as mesmas passaram para fora de portas, para a casa e família de cada colaborador. De acordo com a empresa “É importante para nós que as pessoas adotem cada vez mais comportamentos ecológicos alinhados com a sustentabilidade ambiental. Estes comportamentos devem e podem ser incutidos nas organizações (empresas, escolas e outras entidades) contudo, é importante fomentar que estas práticas façam parte do dia-a-dia das pessoas de forma voluntária, inclusive na sua vida privada. Para tal, é necessário encontrar os mecanismos certos para incentivar as pessoas a adotarem estas práticas”, defende Sílvia Marques, responsável de comunicação e imagem do Grupo Extrusal.
Reduzir o consumo de materiais prejudiciais para o ambiente e optar por outros que sejam infinitamente recicláveis, sem nunca perderem as suas propriedades iniciais, é uma solução para um consumo mais consciente e ético, defende Sílvia Marques. “Observamos atualmente um aumento no consumo consciente no âmbito da sustentabilidade. No entanto, é crucial enfatizar que esta questão envolve diversos aspetos relevantes como a matéria-prima, durabilidade e qualidade dos bens, para evitar a necessidade de voltar a consumir devido à sua curta vida útil. E esse princípio de consumo consciente é aplicável à grande maioria do que consumimos diariamente, das cápsulas de café até aos materiais de construção que escolhemos passando pelo transporte que utilizamos para nos deslocarmos.” conclui.
A Extrusal continuará a dar continuidade a esta iniciativa tendo outras novidades previstas para 2022 focadas na sustentabilidade ambiental. Campanhas e ações solidárias que promovam a preservação ambiental serão sempre projetos bem recebidos e que receberão o apoio do Grupo Extrusal.
Ano |
Consumo de copos |
2018 |
96 000 |
2019 |
74 997 |
2020 |
48 000 |
2021 |
100 |