A manutenção e limpeza periódica é essencial para a longevidade e perfeito funcionamento da caixilharia.
Limpeza
A lavagem dos caixilhos deve ser realizada com um produto de limpeza neutro (PH: 5 a 8) adicionado a água numa proporção de 5%. A limpeza deve ser realizada com uma esponja macia, bem impregnada na solução, e posteriormente, o caixilho deve ser lavado com água limpa e seco, seguidamente com um pano macio. Antes da passagem da água, caso os carris apresentem a acumulação de pó, areias, folhas ou pétalas, sugerimos que aspire delicadamente.
Independentemente do tratamento de superfície aplicado (lacagem / anodizado), os caixilhos devem ser limpos com regularidade para a remoção de sujidades acumuladas. Reforçamos a atenção redobrada a ter nas vedações e rasgos de drenagem de águas.
Atenção: Os produtos utilizados na limpeza do vidro não devem entrar em contacto com o alumínio nem acessórios, uma vez que, a maioria contém amónia, o qual pode corroer o alumínio.
Periodicidade da limpeza
Em ambientes agressivos (proximidade marítima ou zonas com elevadas poluição atmosférica) a limpeza dos caixilhos deve ser efetuada, pelo menos em cada uma das estações do ano, ou sempre que a acumulação de resíduos seja notória.
Manutenção / Inspeção periódica
Durante e após a limpeza do caixilho, as vedações e as ferragens devem ser averiguadas. Deverão ser inspecionados os seguintes elementos:
- os vedantes: posicionamento, elasticidade, deformações e fissuramentos;
- a colagem nos cantos da vedação central (sistemas de batente);
- as pelúcias (sistemas de correr);
Para as vedações efetuadas com silicone deverá ser verificada a elasticidade e eventuais fissuras.
Sistemas de batente e correr
- Ferragens: verificar o funcionamento das dobradiças, e sempre que se justificar, proceder à sua lubrificação com um óleo fino, removendo os excessos com pano seco. Para os mecanismos de comando e/ou de fecho, o procedimento é idêntico.
- Nos sistemas de correr devem ser averiguadas as roldanas e os deslizamentos das folhas. Proceder à lubrificação sempre que necessário.
Janela Oscilo batente
Neste tipo de janelas, as ferragens permitem dois tipos de abertura, dependendo da posição do punho do fecho.
Sempre que pretender acionar o fecho deverá, em primeiro lugar, exercer uma pressão constante na janela, e só depois girar o punho do fecho.
Caso detete uma anomalia (vedação danificada, folgas) que ponha em causa o correto funcionamento da sua caixilharia, deverá contactar o instalador das suas janelas ou outro profissional especializado.