A cerimônia de coroação do rei Charles III do Reino Unido contará com a carruagem “Diamond Jubilee State Coach”, um veículo de alumínio. A Família Real anunciou que o casal real viajará no Diamond Jubilee State Coach do Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster.
A carruagem de alumínio foi usada pela primeira vez em 2014, pela Rainha Elizabeth II, para a Abertura do Parlamento. O veículo é usado com bastante frequência, tendo sido restaurado pelo próprio fabricante australiano, Jim WJ Frecklington.
Frecklington foi funcionário da casa real responsável por cuidar dos cavalos de exibição. Ele construiu o veículo na sua oficina, próximo à costa oceânica do Norte de Sydney. Originalmente destinado como presente de aniversário dos 80 anos da rainha Elizabeth II, a construção da carruagem foi adiada por oito anos, tendo sido oferecida no seu Jubileu de Diamante em 2012.
Cheia de simbolismo, a carruagem é uma viagem pela história. No telhado está uma coroa de carvalho folheada a ouro esculpida no navio de Lord Nelson, HMS Victory. O interior é feito de peças incrustadas de madeira e de metal de edifícios, incluindo a Torre de Londres, a Abadia de Westminster, a Catedral de São Paulo, o Castelo de Edimburgo, o Castelo de Balmoral, o Palácio de Hampton Court, o Castelo de Windsor, entre outros.
Contempla também um pedaço de vestido de Florence Nightingale, assim como, do navio de Henrique VII, o Mary Rose, a macieira de Isaac Newton, entre outros. Os corrimãos são do Royal Yacht Britannia. O governo da Escócia doou pedaços do Stone of Scone, enquanto o Canadá contribuiu com material da expedição de Franklin de 1845. Há itens relacionados a 30 reis e rainhas da Inglaterra, Irlanda e Escócia, bem como eventos notáveis da história britânica.
A utilização do alumínio reduziu significativamente o peso da carruagem para cerca de 3 toneladas, com um comprimento estimado de 5 metros. São necessários seis cavalos robustos para puxá-la. O alumínio está presente na carroceria e nas rodas.
A carruagem une arte e novas tecnologias. Seis estabilizadores hidráulicos garantem maior conforto aos passageiros. Sendo também equipada com ar-condicionado e vidros elétricos.
Quando o rei Charles retornar à terra natal, após a cerimônia de coroação, usará outro veículo, o Gold State Coach, carruagem fabricada em 1762, que faz parte da história real. O veículo é “testemunha” de todas as coroações realizadas no palácio desde Guilherme IV.