Em contagem decrescente para uma das épocas mais festivas e esperadas, a decoração das casas e a procura de presentes são temas que se encontram na ordem do dia. O Natal é sinónimo de festa e luz, mas também é uma altura em que o consumo aumenta e todo o cuidado com o lixo criado é pouco.
Estima-se que no Natal há um acréscimo de 22% na produção de resíduos de papel/cartão e de 11% na produção de plástico. Segundo a Quercus, em 2020, nesta época festiva os desperdícios e os consumos rondavam os seguintes valores:
- Consumo de palhinhas – 19 milhões
- Consumo de copos descartáveis – 13 milhões
- Percentagem de lixo produzido, relativamente ao resto do ano – 24%
- Luzes de Natal descartadas – 54 toneladas
- Pinheiros de Natal que vão para o lixo – 1,2 mil toneladas
- Rolos de papel de embrulho que são descartados – 12 milhões
- Pratos cheios de comida que é desperdiçada – 6 milhões
- Árvores abatidas para embrulhar presentes – 3 milhões
Para que estes números não estraguem a magia da quadra natalícia “É importante que mudemos o nosso mindset para que olhemos para esta época de forma mais sustentável e racional. São notórios os consumos excessivos e os desperdícios. A quantidade de plástico, de papel e de todo um conjunto de coisas desaproveitadas nesta altura é assustadora.” Defende Sílvia Marques, responsável de comunicação do grupo Extrusal. “Sempre que alguém consuma algo, este consumo deveria ser transportado à escala mundial para uma melhor perceção dos impactos destes consumos muitas vezes exagerados. É neste sentido, e reforçando que a magia do Natal está sobretudo no tempo que dedicamos ao outro, e não nos bens materiais, que a Extrusal optou este ano por uma imagem gráfica natalícia assente no minimalismo e na sustentabilidade.
Em seguimento à sua campanha “Menos é mais. Menos plástico, mais alumínio”, lançada em 2021, para a redução de consumo de plástico e utilização de materiais sustentáveis, a Extrusal continua a reforçar a importância de consumos conscientes e baseados em materiais sustentáveis.
“Desejamos a todos um Feliz Natal, um Natal sustentável e consciente de consumos excessivos e de desperdícios. Além do seu tempo, este é um dos melhores presentes que pode oferecer às gerações atuais e futuras. Economia circular, a nossa essência.” é a mensagem deixada pelo Grupo Extrusal para esta quadra natalícia. Sempre focada na sustentabilidade assim como na sua responsabilidade social, a Extrusal adotou este ano duas campanhas de solidariedade social para ajudar jovens e crianças carenciadas, crianças com doenças raras e oncológicas. Para a primeira campanha, a cargo do CASCI, a Extrusal incentivou os seus colaboradores a darem uma nova utilização a brinquedos, roupa e livros, muitas vezes, arrumados e inutilizados. A segunda campanha, cujo valor monetário reverte para a Associação Espinho Solidário, objetivou a recolha de material elétrico e eletrónico avariados e inutilizados. “Estas iniciativas, são dois exemplos de campanhas sustentáveis que permitem ajudar pessoas no imediato e igualmente as gerações futuras” reforça Sílvia Marques “Se defendemos a sustentabilidade e um mundo mais verde, não nos devemos desfocar nas celebrações de quadras festivas. É importante que a “sustentabilidade” nos acompanhe verdadeiramente em tudo o que façamos e para onde vamos.”.
A Extrusal ao longo dos anos, concebeu internamente os seus presépios, decorações e árvores de Natal, da autoria da colaboradora Emanuela Santos, desenvolvida sobretudo com sucata de alumínio. “o alumínio consta na listagem de materiais que gosto de trabalhar. Além de leve, é maleável o que me permite dar asas à imaginação. Acrescentar a estes fatores, a possibilidade de utilizar material de sucata ou excedentes do processo de extrusão é a cereja em cima do bolo! Não estou a criar desperdício, mas a aproveitar o que já existe e não é utilizado para outro fim, com exceção da reciclagem.” Explica Emanuela Santos “A Extrusal sempre se preocupou com o impacto ambiental do seu processo produtivo e no desenvolvimento de soluções sustentáveis, pelo que para mim, não faria sentido criar estas peças sem essa consciência.”
A Extrusal possui uma cultura assente na responsabilidade ambiental e social há já 50 anos, pelo que, implementa e fomenta as boas práticas, por parte da sua comunidade, para um mundo e comportamentos mais verdes.